20 agosto 2013

Posted by Unknown |
Hoje vou tratar de um assunto muito importante e comum entre muitos de nossos guerreiros iniciantes de qualquer treinamento, desde o de baixa intensidade ao mais alto nível, que são as dores (lesões) causadas ao inciar algum programa de treinamento. Todos já devem saber que a atividade física em geral melhora  nosso condicionamento. mais elas na maioria das vezes vem acompanhado por dores musculares que por sua vez é uma aviso do nosso corpo, nos avisando que é a hora de parar, e muitas vezes não conseguimos entender.


É normal que com o incio de uma atividade física, podem aparecer dores durante o após o exercício com uma intensidade baixa sempre que o nosso corpo esteja funcionando de forma correta. Isso ocorre devido a stress causado em nossas fibras musculares devido ao ciclo de encurtamento e alongamento, podendo melhorar a cada semana  de acordo as condições ao excesso da compensação. 

Essas atividades feitas de forma incorreta podem causar um stress excessivo causando um grande desconforto em nossas articulações que podemos chama-las de lesões. A lesão é um acontecimento de forma indesejada e desengradável, principalmente para aqueles que estão começando e não procuram informações extras antes de começar a sua atividade e vão além do limite do corpo sem ter uma preparação correta.

Sem muitas delongas, vou apresentar uma lista de causas das mais prováveis dores causadas pela atividade e algumas soluções que podemos tomar para evitar lesões futuras. Lembre-se, é sempre importante a opinião de um especialista da área em qualquer um dos casos.


SOLA DOS PÉS

Causas


Inflamação da fáscia, um tecido que reveste os tendões na planta do pé.

Inflamação do metatarsos, chamada de metatarsalgia.

Torção do pé

Excesso de atividade física ou esportiva.

Fraqueza dos músculos da perna.

Pé plano ou pé torto.

Forma de pisar errado.

Alterações na coluna.

Ter uma perna mais curta que a outra.









Solução

O tratamento para a dor da sola do pé pode ser feito ingerindo analgésicos  anti-inflamatórios  o uso de palmilhas anatômicas e por algumas vezes a fisioterapia. 
O uso de bolsas de gelo pode ajudar a aliviar a dor e os sintomas, mais se estes persistirem é importante a consulta ao médico.

Uma forma fácil a caseira de tentar resolver este problema é mergulhar o pé em uma bacia com a fria e cubos de gelo por aproximadamente 5 minutos, sendo uma boa forma de combater a inflamação e a dor no local. 

Uma outra forma é fazer um simples alongamento posicionando a mão da forma que segue o dedos dos pés, trazendo-os em direção a sua barriga. Os dedos devem ser mantidos nesta posição por aproximadamente 1 minuto e o mesmo deve ser repetido no minimo 3 vezes para ter o efeito esperando.

CANELA

Causas

Aumentos súbitos na intensidade do treinamento e duração.

Alterações no calçado e superfície do treinamento.

Lesões nas partes moles.

Falta de alongamento.






Soluções

Repouso e compressas de gelo são recomendados na fase inicial.
Se as dores persistirem, o melhor é consultar um profissional de Educação Física para verificar se o treino pode ser adaptado ou um médico, que irá requerer exames complementares.

TORNOZELO

Causas


Normalmente se dar por torção.

Uso de tênis incompatível com o tipo de pisada para determinado treino.




Solução

Descanse o tornozelo por vários dias. NÃO ponha muito peso no tornozelo. Coloque uma atadura elástica. Pode-se também comprar uma tornozeleira que dê suporte ao tornozelo. 

A utilização de muletas e bengalas ajuda a aliviar o peso sobre o tornozelo dolorido ou instável. Mantenha o pé elevado de forma que fique acima do nível do coração. 

Quando estiver sentado ou dormindo, mantenha dois travesseiros sobre o tornozelo. Ponha gelo no local imediatamente. 

Aplique gelo por 10 a 15 minutos a cada hora no primeiro dia. Nos dias seguintes, aplique gelo a cada 3 a 4 minutos.

JOELHO

Causas


Uso excessivo do joelho na atividade.

Preparo físico ruim durante a atividade física.

Não aquece ou esfriar a articulação.

Falta de alongamento suficiente.

Excesso de exercícios de alto-impacto.

Sobrepeso.







Solução

Aumento o nível da atividade física lentamente com o tempo. Por exemplo, quando voltar a se exercitar, corra ao invés de pular.

Sempre se aqueça antes antes de se exercitar  e refresque-se após das atividades. Alongue o quadríceps e tendões das pernas.

Substitua os calçados com frequência  Peça boas sugestões em relação a calçados adequados à forma e a mecânica do seu pé.

LOMBAR

Causas


Desvios posturais.

Excesso de peso.

Uso inadequado do tênis.

Gordura abdominal.

Fraqueza abdominal.

Encurtamento da musculatura posterior das pernas.

Posicionamento incorreto dos exercícios.








Solução

Descanso e gelo, e em casos mais sérios, vá a um Fisioterapeuta.



0 comentários:

▲ Voltar ao Inicio